BLOG DO ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA -BRASIL


MACHUPICHU MARAVILHA DO MUNDO

"Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the the universe." ALBERT EINSTEIN - “SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.” "MATH IS POWER TO CHANGE THE WORLD AND THE KEY TO THE FUTURE" 'OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL"

sábado, 9 de julho de 2011

Entrevista com o matemático brasileiro Jacob Palis


FONTE :TV BRASIL PROGRAMA CONEXAO ROBERTO DAVILA
SITE:
http://tvbrasil.org.br/conexaorobertodavila/
O matemático Jacob Palis é o entrevistado do Conexão Roberto D’ Avila deste domingo ( 3/7/2011), às 20h. Um dos brasileiros de maior projeção na comunidade científica internacional, Jacob comenta sobre a necessidade urgente de o Brasil investir em ciências para atender à demanda do crescimento econômico.

Reconhecido pela ousadia, atualmente o matemático e cientista trabalha em uma teoria que poderá determinar o grau de incerteza de algumas previsões, como as catástrofes climáticas, por exemplo. Ainda na entrevista, ele conta um pouco sobre a origem de sua família, a dedicação aos estudos, ressaltando que sua grande paixão pela matemática começou muito cedo.

Jacob Palis admite estar realizado em sua atividade e ter contribuído para o desenvolvimento do que ele chama de pensamento mágico. Acredita que as instituições de ensino só avançam orientadas pelo mérito. Ele fez graduação em Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), e mestrado e doutorado – também em Matematica -, na University of California, nos Estados Unidos. É professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, desde 1968, tendo ocupado a diretoria no período de 1993 a 2003. Foi um dos mentores da reforma do Instituto, considerado um dos melhores centros de pesquisas científicas do mundo.

Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências e presidente da – The Academy of Sciences for the Developing World (TWAS). Foi também presidente do International Mathematical Union (IMU) no periodo de 1999-2002 e vice-presidente do Intenational Council for Science (ICSU), 1996-1999. Jacob Palis já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, além de ter publicado mais de 80 artigos em revistas de todo o mundo. Pelo conjunto de sua obra acadêmica, recebeu, em 2010, o Prêmio Balzan, uma das mais prestigiadas honras conferidas a pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário