quinta-feira, 25 de setembro de 2014
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
A RPM
A RPM, como seu próprio nome diz, é uma publicação destinada àqueles que ensinam Matemática, sobretudo nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. A revista publica artigos de matéria de nível elementar ou avançado, que seja acessível ao professor do ensino médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Uma experiência interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco conhecida, uma história que mereça ser contada ou até uma nova abordagem de um assunto conhecido.
Além dos artigos há as seções:
Problemas, O Leitor Pergunta, Livros, Cartas do Leitor, Painéis,etc.
Nas seções a revista "conversa" com o leitor, publicando problemas e/ou soluções propostas por eles, cartas, resenhas de livros, erros encontrados em textos didáticos, etc. sempre visando o aperfeiçoamento do trabalho do professor na sua sala de aula.
Arquivos para download
- Complementos da Seção Computador na Sala de Aula da RPM 81
- Animações do artigo da RPM 83: Um gatinho, Copérnico e dois bons problemas para a sala de aula!
Destaques da RPM 84
- Índice
- Jogos de palitos e indução finita
- Brincando com ladrilhos
- Computador na sala de aula
- Previsões da evolução populacional via modelo de Malthus
- Painéis
- Números especiais quadrado
- Livros
- Algumas belas aplicações de desigualdade
- Surpresas no arremesso de uma moeda
- Reflexões sobre ensino
- O leitor pergunta
WEBSITE ORIGINAL
MATEMÁTICA UNIVERSITÁRIA PUBLICAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMATICA
Matemática Universitária, uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática, é uma revista de divulgação, um veículo de circulação de ideias e de estímulo ao estudo e à curiosidade intelectual, dirigida a todos os que se interessam pelo ensino e pelo estudo da matemática em nível superior. Ela deve servir a professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, promovendo e fortalecendo o intercâmbio entre membros dessa comunidade.
ns.50 e 51/junho e dezembro de 2011
(publicação em dezembro de 2013)
(publicação em dezembro de 2013)
LEIA MAS: http://matematicauniversitaria.ime.usp.br/index.php
ARTIGOS: http://matematicauniversitaria.ime.usp.br/artigos.php
CENTRO ALEMÃO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO – SÃO PAULO DEBATE A MATEMÁTICA NO 3º DIÁLOGO BRASIL-ALEMANHA
O Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), um dos cinco do gênero existentes no mundo (os outros ficam Moscou, Nova Déli, Nova York e Tóquio), promove pelo terceiro ano consecutivo o Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação. Nesta edição, a matemática é o foco principal da programação, que inclui palestras, discussões e publicações. Considerado uma das principais ferramentas de divulgação da pesquisa na Alemanha, o evento acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, com abertura a cargo do premiado matemático alemão Prof. Dr. Günter M. Ziegler, professor e pesquisador da Freie Universität Berlin.
Para Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP, a terceira edição do evento visa, sobretudo, à troca de informações e pontos de vista sobre pesquisas: “Queremos formar novas parcerias para pesquisa conjunta e consolidar as que já existem. Fomos cuidadosos na seleção dos temas e dos palestrantes. Como consequência, esperamos a presença de um público de alto nível”, declara. Weichert lembra que as inscrições estão abertas a todos os interessados.
O Diálogo será dividido em dois painéis distintos. O primeiro, intitulado “Dynamical Phenomena in Complex Networks”, tem como ponto de partida a investigação de fenômenos da natureza, como o clima e o sistema neurológico do ser humano, por meio de sistemas complexos interdisciplinares. Durantes as palestras serão apresentadas pesquisas de um grupo teuto-brasileiro formado por físicos, matemáticos, biólogos, climatologistas e geólogos s e fomentado pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Já no painel “Equações para uma matemática atraente”, os palestrantes apresentam propostas inovadoras e medidas com o propósito de aumentar o interesse dos alunos pela matemática - um dos maiores desafios para pesquisadores alemães e brasileiros. Os métodos ainda tendem a estimular a formação de jovens e suprir a escassez de mão de obra nas áreas da matemática, informática, ciências naturais e tecnológicas.
Entre os participantes, estão a Profa. Dra. Brigitte Lutz-Westphal, da Freie Universität Berlin; e o Prof. Dr. Jürgen Kurths, da Humboldt-Universität Berlin e do Potsdam Institute for Climate Research. Entre os representantes do Brasil, vale destacar a presença do Dr. Ricardo Karam, que atualmente conta com bolsa de pesquisa na Universität Hamburg; José Antonio Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE; e de Marcelo Viana da Silva, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática.
ARTIGO COMPLETO NO WEBSITE
Leia Mais http://www.sbm.org.br/noticias/300-centro-alemão-de-ciência-e-inovação-–-são-paulo-debate-a-matemática-no-3º-diálogo-brasil-alemanha
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Fisica general - Santiago Burbano de Ercilla
Un clásico entre los manuales de física universitaria, incluye todos los conocimientos que se requieren en física general.Con el objetivo de reforzar los conocimientos teóricos adquiridos en cada tema, se proponen a lo largo de todo el texto un total de 2.100 problemas cuya solución se encuentra en el libro "problemas de física" de los mismos autores y también publicado por Editorial Tébar.
LO ENCONTRE EN LA WEB EN EL LINK ORIGINAL
http://bibliotecaebooksv2.blogspot.com.br/search/label/fisica
LINK DIRECTO
https://mega.co.nz/#!DMNj0LYA!IB22JQ9DCD-U999Y6YaPz2lj0zsufnvMhlmvCfMBgbs
Assinar:
Postagens (Atom)