sábado, 9 de julho de 2011
Entrevista com o matemático brasileiro Jacob Palis
FONTE :TV BRASIL PROGRAMA CONEXAO ROBERTO DAVILA
SITE:
http://tvbrasil.org.br/conexaorobertodavila/
O matemático Jacob Palis é o entrevistado do Conexão Roberto D’ Avila deste domingo ( 3/7/2011), às 20h. Um dos brasileiros de maior projeção na comunidade científica internacional, Jacob comenta sobre a necessidade urgente de o Brasil investir em ciências para atender à demanda do crescimento econômico.
Reconhecido pela ousadia, atualmente o matemático e cientista trabalha em uma teoria que poderá determinar o grau de incerteza de algumas previsões, como as catástrofes climáticas, por exemplo. Ainda na entrevista, ele conta um pouco sobre a origem de sua família, a dedicação aos estudos, ressaltando que sua grande paixão pela matemática começou muito cedo.
Jacob Palis admite estar realizado em sua atividade e ter contribuído para o desenvolvimento do que ele chama de pensamento mágico. Acredita que as instituições de ensino só avançam orientadas pelo mérito. Ele fez graduação em Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), e mestrado e doutorado – também em Matematica -, na University of California, nos Estados Unidos. É professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, desde 1968, tendo ocupado a diretoria no período de 1993 a 2003. Foi um dos mentores da reforma do Instituto, considerado um dos melhores centros de pesquisas científicas do mundo.
Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências e presidente da – The Academy of Sciences for the Developing World (TWAS). Foi também presidente do International Mathematical Union (IMU) no periodo de 1999-2002 e vice-presidente do Intenational Council for Science (ICSU), 1996-1999. Jacob Palis já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, além de ter publicado mais de 80 artigos em revistas de todo o mundo. Pelo conjunto de sua obra acadêmica, recebeu, em 2010, o Prêmio Balzan, uma das mais prestigiadas honras conferidas a pesquisadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário