BLOG DO ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA -BRASIL


MACHUPICHU MARAVILHA DO MUNDO

"Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the the universe." ALBERT EINSTEIN - “SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.” "MATH IS POWER TO CHANGE THE WORLD AND THE KEY TO THE FUTURE" 'OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL"

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CENTRO ALEMÃO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO – SÃO PAULO DEBATE A MATEMÁTICA NO 3º DIÁLOGO BRASIL-ALEMANHA


O Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), um dos cinco do gênero existentes no mundo (os outros ficam Moscou, Nova Déli, Nova York e Tóquio), promove pelo terceiro ano consecutivo o Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação. Nesta edição, a matemática é o foco principal da programação, que inclui palestras, discussões e publicações. Considerado uma das principais ferramentas de divulgação da pesquisa na Alemanha, o evento acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, com abertura a cargo do premiado matemático alemão Prof. Dr. Günter M. Ziegler, professor e pesquisador da Freie Universität Berlin.

Para Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP, a terceira edição do evento visa, sobretudo, à troca de informações e pontos de vista sobre pesquisas: “Queremos formar novas parcerias para pesquisa conjunta e consolidar as que já existem. Fomos cuidadosos na seleção dos temas e dos palestrantes. Como consequência, esperamos a presença de um público de alto nível”, declara. Weichert lembra que as inscrições estão abertas a todos os interessados.                                                    

O Diálogo será dividido em dois painéis distintos. O primeiro, intitulado “Dynamical Phenomena in Complex Networks”, tem como ponto de partida a investigação de fenômenos da natureza, como o clima e o sistema neurológico do ser humano, por meio de sistemas complexos interdisciplinares. Durantes as palestras serão apresentadas pesquisas de um grupo teuto-brasileiro formado por físicos, matemáticos, biólogos, climatologistas e geólogos s e fomentado pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).                              

Já no painel “Equações para uma matemática atraente”, os palestrantes apresentam propostas inovadoras e medidas com o propósito de aumentar o interesse dos alunos pela matemática - um dos maiores desafios para pesquisadores alemães e brasileiros. Os métodos ainda tendem a estimular a formação de jovens e suprir a escassez de mão de obra nas áreas da matemática, informática, ciências naturais e tecnológicas.                                                                                                                      

Entre os participantes, estão a Profa. Dra. Brigitte Lutz-Westphal, da Freie Universität Berlin; e o Prof. Dr. Jürgen Kurths, da Humboldt-Universität Berlin e do Potsdam Institute for Climate Research. Entre os representantes do Brasil, vale destacar a presença do Dr. Ricardo Karam, que atualmente conta com bolsa de pesquisa na Universität Hamburg; José Antonio Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE; e de Marcelo Viana da Silva, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática.

ARTIGO COMPLETO NO WEBSITE
Leia Mais      http://www.sbm.org.br/noticias/300-centro-alemão-de-ciência-e-inovação-–-são-paulo-debate-a-matemática-no-3º-diálogo-brasil-alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário